Champions League officielle Scores & Fantasy foot en direct
Obtenir
UEFA.com fonctionne mieux avec d'autres navigateurs
Pour profiter au mieux du site, nous recommandons d'utiliser Chrome, Firefox ou Microsoft Edge.

Shakhtar ganha vaga automática na fase de liga 2024/25 graças ao reequilíbrio da Champions League

O Shakhtar Donetsk conquistou uma vaga na fase da liga na próxima temporada, uma vez que o Real Madrid, vencedor da UEFA Champions League, já se apurou através da sua posição no campeonato nacional.

O Shakhtar Donetsk garantiu uma vaga automática na fase da liga da UEFA Champions League 2024/25, após o triunfo do Real Madrid na final disputada no Estádio de Wembley, com o recém-coroado campeão europeu a já ter garantido a sua vaga como vencedor da La Liga espanhola.

Última actualização: 18h00 (Portugal Continental) de domingo, 2 de Junho

Formato pós-2024 explicado

Um dos princípios fundamentais do novo formato das competições europeias de clubes após 2024 é o importante papel do coeficiente do clube, ou seja, o desempenho deste nas competições europeias durante o actual período de cinco anos.

É por esta razão que, a partir de 2024/25, se o vencedor da UEFA Champions League também se tiver qualificado para a fase de liga através da sua classificação no campeonato nacional, o clube com o melhor coeficiente individual de todos os campeões nacionais envolvidos na qualificação (os campeões nacionais das federações 11 a 55*) entrará directamente na fase de liga, em vez de na eliminatória original para a qual se tinha apurado.

Por favor note que os vencedores dos campeonatos nacionais das federações classificadas entre um e dez estão automaticamente apurados para a fase da liga.

O que quer isto dizer na prática?

Os dez coeficientes mais altos para os actuais líderes das ligas, entre as federações 11-55, são os seguintes:

Shakhtar Donetsk (UKR) – 63.000
Dínamo Zagreb (CRO) – 50.000
Estrela Vermelha (SRB) – 40.000
PAOK (GRE) – 37.000
Maccabi Telavive (ISR) – 35.500
Ferencváros (HUN) – 35.000
Young Boys (SUI) – 34.500
Qarabağ (AZE) – 33.000
Galatasaray (TUR) – 31.500
Slovan Bratislava (SVK) – 30.500

Os coeficientes dos clubes a cinco anos podem ser encontrados aqui.

Na qualidade de campeão ucraniano, o Shakhtar Donetsk tem agora garantida uma vaga para a fase de liga para a UEFA Champions League, caso fosse necessário proceder a um reequilíbrio. Isto deve-se ao facto de ter o coeficiente mais alto de todos os clubes actualmente no topo das suas ligas nacionais, entre as federações 11 a 55.

Entretanto, sendo a equipa com o coeficiente mais elevado entre as formações que disputarão a segunda pré-eliminatória, o Dínamo Zagreb vai agora entrar na qualificação por ocasião do play-off para preencher a vaga do Shakhtar. Da mesma forma, as duas equipas com os coeficientes mais elevados entre as equipas na primeira pré-eliminatória, o Ferencváros e o Qarabağ, foram promovidas à segunda pré-eliminatória.

*De notar que o Liechtenstein não dispõe de uma liga nacional, pelo que os seus clubes jogam na Liga suíça.

Sélectionné pour vous